segunda-feira, 4 de abril de 2011

Geraldo Meirelles

english mobile


Geraldo Meirelles, apresentador, radialista e compositor, nasceu em Casa Branca, SP, em 24/2/1926. Conhecido como “O marechal da música sertaneja”, foi levado para o meio sertanejo pelo cunhado, o compositor Athos Campos, em 1961, na Rádio Nove de Julho, em São Paulo SP, no programa Crepúsculo Sertanejo.

Em 1962 foi para a televisão como apresentador do programa Canta Viola, na TV Cultura, de São Paulo, do qual participavam vários artistas sertanejos, tendo sido este o primeiro programa sertanejo de TV com duração superior a uma hora.

Em 1966 transferiu o programa para a TV Tupi, também de São Paulo, e, em 1971, para a TV Record, durando até 1995. Realizou espetáculos pelas cidades do interior com o mesmo nome do programa.

De 1970 a 1973 foi diretor artístico da gravadora Copacabana.

Em 1985 sofreu um acidente automobilístico em São Paulo. A partir daí, seu filho Marcelo Meirelles assumiu a parte de direção do programa, recebendo assessoria do pai. Após o acidente, voltou para Casa Branca, mas continuava fazendo o quadro “Na Beira do Forno”, em que eram apresentados artistas sertanejos de raiz (tradicionais).

Impulsionou a dupla Irmãs Galvão e os iniciantes Chitãozinho e Xororó.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Nenhum comentário: